No dia 2 de janeiro, em Carreço, Viana do Castelo, João Vieira provou que o verdadeiro heroísmo está em agir sem hesitação. Enquanto conduzia, João reparou numa casa em chamas. Sem pensar duas vezes, o treinador de Crossfit fez inversão de marcha, parou o carro e entrou na habitação. Lá dentro, encontrou um casal que, atordoado pela situação, ainda não tinha percebido a gravidade do incêndio.

João Vieira não só os ajudou a sair em segurança como, com determinação e rapidez, utilizou uma mangueira do quintal para controlar as chamas antes da chegada dos bombeiros. O seu gesto foi essencial para evitar uma tragédia maior, salvando não apenas vidas, mas também o lar daquela família.

Apesar da sua bravura, João Vieira continuou o dia como se nada tivesse acontecido, sem procurar reconhecimento. Mas a história não ficou por ali. O casal, profundamente grato, fez questão de ir ao ginásio do treinador para lhe agradecer pessoalmente.


Posteriormente, o ginásio fez questão de partilhar esta história heroica nas redes sociais: "Num mundo onde muitas vezes nos fechamos na indiferença, o João mostrou o que significa agir com bravura. Ele seguiu com a sua vida sem alarde, mas o casal fez questão de o homenagear publicamente".


Para além de ser um exemplo no CrossFit e um treinador admirado, João é agora também um símbolo de coragem e altruísmo.



(Imagens: Facebook)