O que é que o Alentejo tem?

Segundo o "TasteAtlas", tem sabor, tradição e pratos que valem ouro. No ranking das 100 melhores regiões gastronómicas do mundo, o Alentejo ocupa orgulhosamente o 9.º lugar, com uma avaliação de 4.4 estrelas em cinco.


Após Portugal surgir nas duas primeiras posições na categoria de enchidos e o pastel de Belém ser considerado o melhor doce do mundo, a nossa gastronomia continua a conquistar os paladares internacionais.


Entre os destaques do guia, brilham as Bifanas de Vendas Novas, a Sopa da Pedra de Almeirim, o irresistível Pão e Presunto alentejanos, a Sopa de Cação em Beja e o Choco Frito e o Moscatel de Setúbal.


E isto é apenas o começo!

Locais como o Solar do Forcado, em Portalegre, e o Dom Joaquim, em Évora, foram nomeados como paragens obrigatórias para saborear a essência alentejana.


Mas o Alentejo não está sozinho. Outras regiões portuguesas, como Trás-os-Montes (14.º), Algarve (20.º), Bragança (80.º), Vila Real (81.º), Santarém (91.º) e os Açores (51.º), também marcaram presença no ranking.


No topo do pódio, está a Campânia, em Itália, com as suas famosas pizzas e queijos tradicionais. Em segundo lugar, ficou o Peloponeso, na Grécia, e a Emília-Romanha, também na Itália, conquistou o terceiro lugar.