Três cães, que antes viviam sem rumo no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Vila Franca de Xira, estão agora a ser treinados para salvar vidas. A Associação Pata D’Açúcar escolheu-os para integrar um projeto inovador em Portugal, onde vão tornar-se cães de alerta médico para doentes com diabetes tipo 1.


Os cães resgatados passaram por 12 testes para garantir que conseguem alertar precocemente para crises de hipoglicemia, segundo o semanário "O Mirante".


Em outros países, os nossos amigos de quatro patas já estão a ser treinados para detetar mudanças na glicose através do cheiro da respiração e do suor do seu tutor - muitas vezes antes mesmo da pessoa perceber qualquer sintoma. Quando identificam níveis perigosos, avisam com gestos específicos, como lamber o dono ou trazer um kit de insulina.


Em Portugal, os três cães vão passar por um treino rigoroso de oito meses para aprender a reconhecer esses sinais e a agir de forma certeira.


No Reino Unido, um projeto semelhante também está a ser desenvolvido: sete cães estão a ser treinados para identificar cancro no intestino apenas através do cheiro de amostras de urina.