A plataforma começou a testar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores demonstrar descontentamento em reels, comentários e publicações. Mas, antes que o pânico se instale, podes ficar descansado: os dislikes serão privados e não afetarão diretamente as contas.


A novidade foi confirmada por Adam Mosseri, diretor do Instagram, numa publicação nas redes sociais, na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro. Para já, apenas um pequeno grupo de utilizadores tem acesso ao novo botão, que não terá contagem visível.


O dislike servirá apenas para reorganizar os comentários, colocando os mais apreciados no topo e os menos populares mais abaixo (o algoritmo sempre a funcionar, claro).


A empresa responsável pela aplicação garantiu que o objetivo não é espalhar negatividade, mas sim melhorar a experiência dos utilizadores, ao ajudar a filtrar conteúdos menos relevantes ou indesejados.


Se a nova funcionalidade for oficialmente implementada, a introdução de um botão de dislike poderá gerar alguma controvérsia.