Abril traz chuva, mas também prémios. Os Internacional Portuguese Music Awards (IPMA), que nada têm que ver com meteorologia, mas sim com talento, preparam-se para premiar os melhores artistas da música lusófona numa gala que acontece no dia 12 de abril, em Providence, nos Estados Unidos.
Entre os nomeados desta 13.ª edição, brilham nomes bem conhecidos do público português, segundo o comunicado divulgado pela Agência Lusa. Diogo Piçarra e Carolina Deslandes concorrem na categoria de Pop, enquanto Toy está na corrida à vitória na categoria de Música Popular. Já Marco Rodrigues leva o Fado além-fronteiras, disputando o prémio com outros três fadistas nacionais.
Mas a competição não se fica por aqui. Ao todo, há 11 categorias e candidatos vindos de sete países: Portugal, Estados Unidos, Canadá, Angola, França, Países Baixos e Reino Unido. Fado, Rock, RAP/Hip-Hop/Dança, Canção do Ano e Videoclipe do Ano são apenas algumas das áreas em disputa.
E falando em videoclipes, Diogo Piçarra está duplamente nomeado, desta vez com "Amor de Ferro" (feat. Pedro Abrunhosa), realizado por André Tentúgal. Na mesma categoria concorrem Fernando Daniel, TY Falcoa e The Blues Emergency.
Já na corrida para Canção do Ano, os portugueses voltam a dominar, com temas de The Black Mamba, Milhanas, Sara Correia (com Gloria Groove) e Ana Bacalhau (com Cláudia Pascoal).
A gala promete música de qualidade e grandes atuações, com nomes como Fernando Daniel, João Pedro Pais, Augusto Canário, Cremilda Medina, Tito Paris e muitos outros a subirem ao palco.
Os IPMA celebram o que de melhor se faz na música de expressão portuguesa pelo mundo. Quem levará a melhor este ano? A resposta chega em abril – e, até lá, o nervosismo fica a tocar em loop.