Se precisas de ir ao supermercado, corre o quanto antes. Esta semana, o cabaz alimentar está seis euros mais barato! Seis euros! Finalmente, podemos voltar a viver no luxo e comprar aquele extra que há meses parecia impossível… por exemplo um pacote de bolachas e talvez um iogurte grego.


A DECO PROteste monitorizou os preços e concluiu que o cabaz de 63 bens essenciais custa agora 235,66 euros, ou seja, menos 5,74 euros do que na semana passada. Deve ser a primeira vez que algo fica mais barato sem que haja um asterisco a dizer "promoção limitada ao stock existente" ou "válido apenas para clientes que nasceram a uma terça-feira de Lua Cheia".


Mas calma, porque nem tudo são arco-íris e saldos. Enquanto o cabaz desce, há produtos a subir na mesma. A massa em espirais subiu 8%, as laranjas aumentaram 7% e os cereais integrais também ficaram 7% mais caros, o que só prova que comer saudável continua a ser uma ideia cara. Mas necessária, certo?

Agora, a grande surpresa: o azeite virgem extra, que parecia estar em modo “quanto mais caro, melhor”, baixou 2,71 euros! Finalmente, podemos temperar a salada sem ter de pedir um empréstimo. Está a 7,32 euros.

Portanto, sim, o cabaz desceu de preço, mas as subidas continuam a manter-nos alerta. Ou seja, continuamos todos a fazer contas de cabeça como se estivéssemos numa prova final de matemática, mas pelo menos, esta semana, o resultado foi um bocadinho menos assustador.