Se há algo que os portugueses adoram, é encontrar referências ao país em produções internacionais – e a nova série "Dia Zero", protagonizada por Robert De Niro, acaba de nos dar um belo presente!
Lançada a 20 de fevereiro, a série acompanha George Mullen (Robert De Niro), um ex-presidente dos EUA que é chamado de volta à ação para investigar um ataque cibernético devastador.
Mas, para os olhos atentos, um detalhe na decoração do escritório da personagem roubou a cena: uma réplica de "Os Galgos", uma obra do pintor modernista Amadeo de Souza-Cardoso.
Na cena em questão, De Niro recebe a atual Presidente dos Estados Unidos, interpretada por Angela Bassett, num escritório imponente onde a pintura ganha destaque. Embora se trate apenas de uma réplica, o quadro original pode ser visitado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Criado por volta de 1911, "Os Galgos" foi uma das primeiras obras de Amadeo a ganhar projeção internacional, tendo sido exposta no 27º Salon des Indépendants, em Paris.
A pintura representa dois galgos (um branco e um preto) a observarem atentamente dois coelhos em pleno salto, numa cena de caça que reflete a estética modernista e a influência do artista italiano Modigliani, amigo próximo de Amadeo.