A atleta de Santa Marta de Portuzelo, Bruna Parente, sagrou-se vice-campeã mundial de remo indoor e ainda levou para casa a medalha de ouro no escalão 21-22 anos ligeiros, segundo o jornal "O Minho".
Bruna, que compete pelo Viana Remadores do Lima, concluiu a prova em 07.15,80 minutos, garantindo um lugar no pódio mundial. Apenas a polaca Martyna Radosz conseguiu um tempo melhor, o que faz da portuguesa a segunda melhor atleta do mundo na sua categoria.
E as conquistas não ficaram por aqui! A atleta revalidou o título de tricampeã mundial no seu escalão.
A própria junta de freguesia fez questão de destacar o feito de Bruna Parente nas redes sociais: "Parabéns à atleta Santamartense Bruna Parente por mais este feito incrível. Tricampeã mundial na categoria 21-22 anos e vice-campeã absoluta entre as seniores ligeiras é um marco impressionante, especialmente num desporto tão exigente como o remo indoor. Santa Marta de Portuzelo continua a mostrar talento e determinação no cenário internacional".
Bruna não foi a única portuguesa em destaque neste Campeonato do Mundo de Remo Indoor, realizado de forma virtual. O país conquistou um total de três medalhas de ouro e uma de prata.
Na prova masculina, Afonso Costa foi campeão na categoria ligeira (23-39 anos), com um tempo de 6:08.60 minutos. João Santos, por sua vez, destacou-se no escalão 21-22 anos, terminando com 6:19.00 minutos e garantindo não só o ouro no seu escalão, mas também a prata geral masculina. Já Duarte Castro conquistou a medalha de prata, com 6:24.10 minutos.
Curiosamente, Bruna é da mesma freguesia que Iúri Leitão, campeão europeu de ciclismo de pista.
(Imagem: Instagram)