Todos sabemos que a idade para conduzir, em Portugal, com toda a liberdade, é aos 18 anos, agora já alguma vez te perguntaste se existe uma idade limite para deixar de conduzir? A resposta não é tão simples. Em Portugal, a legislação não estabelece uma idade máxima para conduzir veículos ligeiros, mas impõe regras apertadas para garantir que os condutores mais velhos continuam aptos para a estrada.
De acordo com o Código da Estrada, a carta de condução tem validade limitada e precisa de ser renovada ao longo dos anos. Para os condutores de veículos ligeiros (categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE), as renovações devem ser feitas aos 50, 60, 65 e 70 anos e, depois disso, a cada dois anos. Desde que passem nos exames médicos e psicológicos exigidos, podem continuar a conduzir sem restrições de idade.
Já para os condutores de veículos pesados, a história é diferente. O risco acrescido no transporte de mercadorias e passageiros leva a um controlo mais rigoroso. Segundo o Decreto-Lei n.º 40/2016, os motoristas de veículos pesados de mercadorias (categorias C e CE) e de passageiros (categorias D e DE) podem exercer a sua profissão até ao dia anterior a completarem 67 anos – desde que tenham um atestado médico que comprove a sua aptidão.
Isto significa que, enquanto para os veículos ligeiros a longevidade ao volante depende da condição física e mental do condutor, para os veículos pesados há um limite bem definido.