O que é que se passa para, de repente, estar tudo e todos a pintar livros? De colorir, calma. Nas redes sociais, multiplicam-se os vídeos de adultos a pintar livros como forma de descomprimir do stress do dia-a-dia.
Os livros de colorir para adultos tiveram o seu auge entre 2015 e 2016, quando surgiram como uma tendência inesperada de relaxamento e criatividade. Depois de uns anos mais calmos, eis que os livros de colorir voltam a estar na ribalta, tornando-se num fenómeno de vendas.
Nos últimos meses, vários livros de colorir têm liderado os tops de vendas da Amazon, com destaque para os títulos da editora Coco Wyo, um grupo de artistas e ilustradores independentes que criam livros para colorir. Obras como "Little Corner, Cozy Friends, Stress Relief" e "Girl Moments" estão entre os mais vendidos, mostrando que a tendência voltou em força.
Desta vez, os livros apresentam um estilo diferente. Se antes predominavam desenhos altamente detalhados e complexos, agora a estética mudou. Os livros de colorir mais vendidos têm apostado em ilustrações com traços grossos e imagens mais simples, frequentemente com animais em situações humanizadas e cenários nostálgicos e reconfortantes.
A combinação de nostalgia, conforto visual e a facilidade de pintar sem grandes preocupações pode explicar o regresso triunfal dos livros de colorir, provando que, independentemente das tendências, há sempre espaço para um pouco de cor no dia-a-dia.
@cozycoloring.asmr Let’s light up the black-and-white sitcom world with a splash of color! 🌟✨ #comfydays #coloring #cocowyo #cocowyocoloringbook #coloringbook #cozycoloring ♬ Please Please Please - Sabrina Carpenter