A depressão Nuria vem provar que "abril, águas mil" não é apenas um ditado popular. Na próxima sexta-feira, dia 4 de abril, todo o país estará sob aviso amarelo devido à previsão de chuva intensa e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), conforme avança a "SIC Notícias".


O alerta estará em vigor entre as 12h00 e as 18h00, com aguaceiros fortes e trovoadas a marcarem presença de Norte a Sul do país. Além da chuva, o vento também vai dar espetáculo: rajadas de até 70 km/h são esperadas nas terras altas e no litoral, principalmente a partir do final da tarde de quinta-feira.


A depressão Nuria vai posicionar-se a oeste da Península Ibérica na quinta-feira e, à medida que se desloca para Norte, deixará Portugal debaixo de uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade. Portugal Continental, Madeira e Açores estão na mira desta depressão que não passará despercebida.


Na Madeira, foram emitidos avisos amarelos para precipitação intensa, vento forte e mar agitado. No arquipélago, as rajadas podem chegar aos 100 km/h e as ondas podem atingir os 4,5 metros. Nos Açores, os efeitos serão sentidos entre quarta e quinta-feira, especialmente nos grupos Central e Oriental, com ventos fortes e ondulação elevada.


Já em Portugal continental, os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja estarão sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 21h00 de quinta-feira, devido à forte agitação marítima. Faro entra mais cedo em alerta, a partir das 03h00, e mantém-se em risco até ao final do dia. O mar vai estar revolto, com ondas de sudoeste a atingir os 4 a 4,5 metros.


Na sexta-feira, o alerta estende-se a todo o território, com períodos de chuva por vezes forte, trovoadas frequentes e vento que pode tornar-se especialmente forte ao longo da costa e nas regiões mais altas. Há ainda possibilidade de queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela.


Com este cenário, é aconselhável evitares deslocações desnecessárias e estares atento a possíveis inundações ou quedas de árvores.