Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) emitiram um alerta na quarta-feira para a circulação de mensagens fraudulentas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), conforme avança a "SIC Notícias". Em causa está uma SMS que apela à atualização urgente do registo dos utentes. Caso contrário, podes perder o acesso aos cuidados de saúde já a partir de hoje, dia 10 de abril.


A mensagem, que aparenta ser oficial, informa que deves aceder a um link, através do teu computador, para confirmares os teus dados no sistema. Mas assim que clicas, estás a abrir a porta aos cibercriminosos. Este é um esquema de ‘phishing’ cujo objetivo é enganar as vítimas para acederem a informação sensível - como nomes, números de utente e até informações bancárias - ou pior, instalar software malicioso nos dispositivos.


Este tipo de ataque, cada vez mais comum em Portugal, utiliza o nome de instituições públicas para conferir credibilidade à tentativa de burla e afeta, sobretudo, cidadãos menos familiarizados com fraudes digitais.


A SPMS já fez questão de esclarecer que o SNS não está a enviar estas mensagens e que nunca vai pedir que atualizes registos através de links externos enviados por SMS. Se receberes uma mensagem deste género, o melhor que tens a fazer é não clicar em nada, apagar imediatamente e denunciar às autoridades.


Fica o aviso:

  • Nunca cliques em links de mensagens suspeitas.
  • O SNS não pede atualizações de registo desta forma.
  • Em caso de dúvidas, contacta diretamente o teu centro de saúde.
  • E, acima de tudo, mantém-te alerta!