É este o dinheiro que precisas de ter na conta para deixares de trabalhar

SE SONHAS COM UMA VIDA FOLGADA, SEM TRABALHAR, ENTÃO PRECISAS DE TER ESTE DINHEIRO NA CONTA

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Atingir a liberdade financeira é o sonho de muitos, mas nem todos arriscam a concretizá-lo por não ser acessível a todos. As despesas do dia a dia, as responsabilidades e o próprio estilo de vida são fatores que pesam e muito na hora de tomar uma decisão.

A Forbes avança, agora, com uma fórmula que te indica o dinheiro que deves ter na conta para não teres de trabalhar mais um dia da tua vida. Existem dois caminhos possíveis: acumulação de dinheiro e o rendimento passivo.



O primeiro, também conhecido por FIRE (Financial Independence, Retire Early), proposto por Mr. Money Mustache, que conseguiu reformar-se aos 30 anos, consiste em acumular dinheiro suficiente para pagar o nosso estilo de vida até ao final dos nossos dias. Para isso, deves acumular 25 vezes as tuas despesas anuais. Por exemplo, se o teu estilo de vida atual custa 1000 euros por mês, então deves acumular 1000 euros x 12 meses x 25 = 300 mil euros.


O segundo caminho, conhecido por rendimento passivo, é aquele que surge de rendimentos, como rendas de imóveis, juros, dividendos, negócios totalmente automatizados. Ou seja, tudo o que não depende de um certo número de horas de trabalho para serem obtidos. Para isso, o total do rendimento deve cobrir as despesas mensais. Se, por exemplo, gastares 1000 euros por mês, e os tiveres imóveis arrendados que, depois de todos os impostos, rendem 1000 euros por mês, então tens a liberdade financeira alcançada.


Em ambos os casos, convém sempre deixar uma margem para imprevistos ou inflações, como a que estamos a viver nos dias de hoje.




A RFM perto de ti