5 formas para lidar com a pressão da passagem de ano e ter uma noite tranquila (mesmo sozinho)

A pressão para ter uma noite de passagem de ano em grande é real! A verdade é que há pessoas que não gostam desta festividade

Jéssica Santos
Jéssica Santos


A passagem de ano, assim como o Natal, são festividades que podem despertar sentimentos agridoces a algumas pessoas. Todos dizem que esta é uma época feliz, de luz, esperança e união, mas a verdade é que nem todos a sentimos desta forma. Alguns amam, outros toleram e alguns preferem evitar. Se estás na última categoria e vais passar a noite de passagem de ano sozinho, sem pressão, estás no lugar certo!


Primeiramente, vamos quebrar este estigma de que a passagem de ano deve ser uma explosão de fogo de artifício e festa. Se a ideia de sair de casa e encarar multidões te dá arrepios, ótimo! Fica em casa e sê feliz. Afinal, é apenas mais uma noite no calendário, certo?


1 - Que tal começar a noite com uma retrospetiva positiva do ano?

Sê honesto contigo próprio e celebra as tuas vitórias, grandes ou pequenas. Se o ano foi um sucesso, parabéns! Mima-te com algo especial. Se não foi tão espetacular, não te preocupes. Todos temos os nossos altos e baixos.



2 - Passar a noite a ler
Escolhe um livro que queiras muito, mas mesmo muito, ler para o devorares a noite inteira.


3 - A hora das resoluções chegou!

Alerta: Metas realistas são mais eficazes. Que tal praticar a gratidão, desenvolver assertividade, ou enfrentar situações desafiantes? Lembra-te, é a qualidade, não a quantidade, que faz a diferença.





4 - Liga a alguém

Se a ideia de passar a meia-noite completamente sozinho te assusta, faz algumas chamadas a um amigo, um familiar, ou até um conhecido distante. Não precisa de ser uma conversa épica, apenas o suficiente para partilhar a contagem decrescente para 2024.


5 - E se tudo mais falhar, faz algo mundano
Limpa a casa, organiza o teu espaço, ou simplesmente coloca o sono em dia. Lembra-te, a véspera de Ano Novo é só mais uma noite, e és tu que controlas as tuas celebrações.


Seja sozinho, acompanhado, em casa ou na rua, há sempre mil e uma formas de celebrar a passagem de ano. Em último caso, sem celebração e sobretudo sem pressões.




A RFM perto de ti