O que é uma "pausa sabática" na relação, o novo fenómeno de 2024?

O nome fala por si: pausa sabática quer dizer tirar uma pausa da relação, sem que isso implique o divórcio. Aliás, o objetivo é exatamente o contrário. Pretende-se que os parceiros sintam, assim, falta um do outro e possam dar um novo boost à relação

Jéssica Santos
Jéssica Santos


É o novo fenómeno que promete agitar as relações, em 2024. A pausa sabática nas relações não é um conceito novo, mas está a ganhar cada vez mais adeptos. Vamos, primeiro, à definição do conceito. O que significa "pausa sabática" numa relação? É, como o nome indica, uma pausa de algumas semanas ou meses na relação, sem que isso termine em divórcio. O objetivo é criar saudades na relação e dar assim um novo boost.


Sejamos honestos, manter o equilíbrio e o amor numa relação é das coisas mais desafiantes da vida. Imagina este novo fenómeno como um período sabático, mas para a tua relação - uma escapadinha para as emoções, para te dedicares a ti própria/o e aos teus interesses e para ganhares espaço para as saudades do outro/a. Agora, não te enganes, isto não é uma fuga do compromisso, é mais uma pausa para recarregar as baterias emocionais.



Lembra-te que uma "pausa sabática" é um ato de amor responsável. Ao decidires embarcar nesta jornada é fundamental teres um plano sólido. E se sentires que precisas de ajuda para levar este plano para a frente, há vários terapeutas já familiarizados com este fenómeno e que ajudam a definir regras, cronogramas e garantem que ambos os parceiros estejam em sintonia. Porque, sejamos realistas, uma "pausa sabática" no casamento sem regras é como um jogo de futebol sem árbitro - puro caos.


O lado bom? É como uma sessão de terapia intensiva para o teu relacionamento. Ganhas clareza sobre as tuas próprias necessidades, desvendas questões não resolvidas e percebes que, surpreendentemente, a culpa não é toda do teu/tua parceiro/a. Sim, também tens coisas por resolver.


Claro, há desafios. Se não for bem planeado, uma "pausa sabática" pode acabar no pior. Para tudo, a comunicação é a chave. E, se há filhos envolvidos, prepara-te para criar um manual de instruções para eles entenderem que os seus pais não se estão a divorciar - é só uma espécie de retiro espiritual para adultos.




A RFM perto de ti