No Porto, carros da polícia vão passar a ter câmaras para multar automaticamente

O sistema de vigilância automático vai entrar em vigor, ao que parece, em março e, para já, vai operar apenas no Porto

Madalena Costa
Madalena Costa


Quem circula e estaciona, no Porto, vai ter de ter cada vez mais atenção aos carros da polícia municipal.

Isto porque, a partir de março, alguns carros desta força de segurança vão ter câmaras para multar os veículos mal-estacionados.

Logo, aquele pensamento "Ah vou estacionar em cima do passeio, são só 15 minutinhos" ou "vou estacionar em cima da passadeira porque vou só ali buscar os miúdos à escola e já volto" vai começar a desvanecer-se, rapidamente, tais são as multas que se preveem.

A instalação destas câmaras, que vão controlar o estacionamento abusivo, foi anunciada em agosto do ano passado e a Câmara Municipal do Porto revelou, recentemente, que é "expectável que o serviço esteja a funcionar no mês de março".

A Polícia Municipal do Porto "já recebeu as câmaras a instalar em, pelo menos, dois veículos daquela força policial, que vão multar [automaticamente] os veículos mal-estacionados através do registo fotográfico das respetivas matrículas", tal como deu conta o Automóvel Club de Portugal.

Tudo vai funcionar com um sistema que vai recolher imagens dos veículos e depois caberá ao "agente, que está na viatura com a câmara instalada no seu tejadilho" a emissão da multa.

Caso exista uma fila de carros mal-estacionados, o sistema de vigilância vai permitir que sejam multados todos os veículos.

Esta, segundo a NiT, "será uma inovação que agiliza a fiscalização, uma vez que as multas em papel desaparecem".

Só no Porto, no ano passado, foram emitidas mais de 33 mil coimas por estacionamento abusivo e mais de 15 carros foram rebocados.




A RFM perto de ti