"Um desastre": sem neve na Lapónia, as viagens à terra do Pai Natal estão a ser canceladas

O que está a acontecer na Lapónia é um claro exemplo das alterações climáticas

Jéssica Santos
Jéssica Santos


O que era para ser um cenário mágico de inverno na Lapónia tornou-se um triste lembrete da realidade das mudanças climáticas. Para muitos viajantes que esperavam viver a experiência única de um Natal naquela que é chamada a terra do Pai Natal, a ausência de um elemento essencial – a neve – transformou sonhos em desilusão.


A Lapónia, normalmente um destino típico e mágico nesta altura do ano, está a enfrentar um inverno inesperadamente ameno. As temperaturas, que deveriam estar abaixo de zero e acompanhadas por abundantes quantidades de neve, têm permanecido inusitadamente "quentes", resultando na ausência da tão esperada neve.


E isto são o quê? Péssimas notícias, ou não fosse esta a chamada terra do Pai Natal.


Desta vez, o encantador cenário branco que tanto atrai turistas foi substituído por uma paisagem despida, transformando os planos de viagem em verdadeira desilusão para muitos. Segundo a EuroNews, a situação é tão grave que a TUI, uma das principais operadoras de turismo na Alemanha, foi forçada a cancelar várias viagens programadas para a Lapónia. O motivo? A escassez de neve, essencial para as populares atividades de inverno.

Rovaniemi, conhecida como a "casa oficial do Pai Natal", e outras cidades têm registado temperaturas amenas nas últimas semanas, com menos de alguns centímetros de neve em áreas onde normalmente haveria 20 a 30 cm. Isso levou a que, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2024, a TUI tivesse que cancelar viagens a Kuusamo, na Lapónia Finlandesa, já que a forte chuva eliminou a pouca neve que restava.



Num comunicado, citado pela EuroNews, a TUI expressou a sua tristeza pela situação: "Temos monitorizado de perto a previsão meteorológica em Kuusamo. Infelizmente, não será possível organizar a experiência mágica na Lapónia que planeámos. Compreendemos o quão esta notícia é devastadora e lamentamos muito ter chegado a esta conclusão". Os clientes afetados podem remarcar as viagens, agendar uma nova estadia com desconto ou obter um reembolso total.


A história da Lapónia é também a história de um mundo em transição, onde o previsível dá lugar ao incerto. Enquanto alguns anos ainda podem trazer neves abundantes, a imprevisibilidade e os eventos extremos são um reflexo claro de um clima em crise.




A RFM perto de ti