Afinal, porque é que a nossa voz nos soa tão... estranha?
Já te arrependeste de carregar no play para ouvir a tua voz nos áudios? Há uma explicação para isso
Se também te sentes desconfortável ao ouvir a tua voz em áudios, não és o único! O desconforto que sentimos ao ouvir a nossa própria voz é mais comum do que parece e tem explicações fascinantes, de acordo com a "Science Focus".
Quando falas, tens uma perceção única da tua voz. Isso acontece porque a tua cabeça tem um "truque" peculiar: os ossos do crânio fazem com que a tua voz soe mais grave para ti. No entanto, quando ouves a gravação, esse efeito desaparece e o som que chega aos teus ouvidos é quase estranho. E pronto, surge o choque: "Eu falo assim?!".
Mas há mais. O desconforto vai além do físico e entra no psicológico. Ao ouvires a tua voz como os outros a ouvem, começas a analisá-la. E isso pode ser incómodo porque a voz, de certa forma, revela muito sobre ti: a tua personalidade, as tuas inseguranças e até os teus estados de espírito. É como se estivesses a ouvir uma versão de ti que nunca percebeste totalmente.
Aliás, há um estudo que prova que somos, de facto, os nossos piores críticos. Em 2005, alguns pacientes avaliaram as suas vozes gravadas e deram uma nota muito mais negativa do que os próprios especialistas em voz. O cirurgião Neel Bhatt explica que isto acontece porque estamos habituados a ouvir-nos de uma certa maneira e, quando confrontados com a "realidade", estranhamos.
A boa notícia? Aquela voz que odeias é, na verdade, a que os outros adoram e reconhecem como tua. A solução é aceitar e, embora ela te soe diferente, é uma parte de quem tu és!
Mais como esta
Timothée Chalamet recebe camisola da Seleção de fã portuguesa e o vídeo torna-se viral Imagina entrares num Uber e estar um cão no lugar do pendura: Bowie, o cão Uber que derrete corações Nesta estrada, é proibido colocar cinto de segurança Como deves proteger o teu cão durante os passeios à noite no inverno? Se não desinfetarmos a casa depois de uma gripe, podemos adoecer outra vez? Cadela salva cria em hipotermia ao procurar ajuda numa clínica veterinária Já reparaste que os relógios nos anúncios estão sempre na mesma hora? Esta é a razão Taylor Swift apela à solidariedade para ajudar as vítimas dos incêndios na Califórnia Braga dá voz à luta contra o cancro com novo coro para doentes oncológicos e cuidadores
Subscreve a newsletter RFM aqui!