"Eu sou a minha poesia": morreu a poetisa Maria Teresa Horta, aos 87 anos
Poetisa, jornalista e escritora, Maria Teresa Horta deixa um legado. Morreu aos 87 anos, de causas naturais, em casa
Sempre à frente do seu tempo, interventiva, sublime e com o dom da palavra. Estes são alguns dos adjetivos que descrevem Maria Teresa Horta, poetisa, escritora e jornalista que morreu, esta terça-feira, aos 87 anos.
O legado que deixa ecoará para sempre na história da literatura, do feminismo e da luta pela liberdade. Maria Teresa Horta foi uma voz audaz e incontornável, capaz de desafiar os alicerces da ditadura com palavras que se tornaram armas de emancipação.
A obra "Novas Cartas Portuguesas", escrita em colaboração com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, foi um marco no combate ao regime do Estado Novo, denunciando as opressões do seu tempo e projetando internacionalmente a coragem das "Três Marias". Maria Teresa Horta foi a última das Marias a partir.
(Imagens: Reprodução vídeo "Canal Cascais")
Vera Pinto acertou no barulho e ganhou 9.580€. O próximo podes ser tu! Já viste o novo documentário da Netflix sobre OJ Simpson? 5 coisas que precisas de saber "Um pai orgulhoso!": vídeo de pai de Chris Martin a gravar concerto dos Coldplay torna-se viral Ana Garcia Martins: "Não há cinema sem pipocas" Mulher de Kanye West aparece sem roupa nos Grammys e dá que falar Histórico! Sp. Braga reconquista a Taça dos Campeões Europeus de corta-mato feminino, após 30 anos Reação de Beyoncé ao conquistar o Grammy de Álbum do Ano torna-se viral Procura-se milionário! Ganhou 100 milhões no Euromilhões mas ainda não reclamou o prémio José Condessa garante que a segunda temporada de "Rabo de Peixe" vai ser épica