Cães resgatados vão ajudar doentes com diabetes em Portugal

Cães abandonados de Vila Franca de Xira vão ganhar uma nova missão: ajudar pessoas com diabetes tipo 1 a monitorizar os níveis de açúcar no sangue

Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves


Três cães, que antes viviam sem rumo no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Vila Franca de Xira, estão agora a ser treinados para salvar vidas. A Associação Pata D’Açúcar escolheu-os para integrar um projeto inovador em Portugal, onde vão tornar-se cães de alerta médico para doentes com diabetes tipo 1.


Os cães resgatados passaram por 12 testes para garantir que conseguem alertar precocemente para crises de hipoglicemia, segundo o semanário "O Mirante".


Em outros países, os nossos amigos de quatro patas já estão a ser treinados para detetar mudanças na glicose através do cheiro da respiração e do suor do seu tutor - muitas vezes antes mesmo da pessoa perceber qualquer sintoma. Quando identificam níveis perigosos, avisam com gestos específicos, como lamber o dono ou trazer um kit de insulina.


Em Portugal, os três cães vão passar por um treino rigoroso de oito meses para aprender a reconhecer esses sinais e a agir de forma certeira.


No Reino Unido, um projeto semelhante também está a ser desenvolvido: sete cães estão a ser treinados para identificar cancro no intestino apenas através do cheiro de amostras de urina.




A RFM perto de ti