Cães resgatados vão ajudar doentes com diabetes em Portugal
Cães abandonados de Vila Franca de Xira vão ganhar uma nova missão: ajudar pessoas com diabetes tipo 1 a monitorizar os níveis de açúcar no sangue
Três cães, que antes viviam sem rumo no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Vila Franca de Xira, estão agora a ser treinados para salvar vidas. A Associação Pata D’Açúcar escolheu-os para integrar um projeto inovador em Portugal, onde vão tornar-se cães de alerta médico para doentes com diabetes tipo 1.
Os cães resgatados passaram por 12 testes para garantir que conseguem alertar precocemente para crises de hipoglicemia, segundo o semanário "O Mirante".
Em outros países, os nossos amigos de quatro patas já estão a ser treinados para detetar mudanças na glicose através do cheiro da respiração e do suor do seu tutor - muitas vezes antes mesmo da pessoa perceber qualquer sintoma. Quando identificam níveis perigosos, avisam com gestos específicos, como lamber o dono ou trazer um kit de insulina.
Em Portugal, os três cães vão passar por um treino rigoroso de oito meses para aprender a reconhecer esses sinais e a agir de forma certeira.
No Reino Unido, um projeto semelhante também está a ser desenvolvido: sete cães estão a ser treinados para identificar cancro no intestino apenas através do cheiro de amostras de urina.
Chuva intensa, trovoada e frio colocam seis distritos sob aviso amarelo Ed Sheeran dá concerto de rua na Índia, mas é interrompido pela polícia Livro raro de "Harry Potter" quase foi descartado, mas acabou por render 25 mil euros Este enchido português é o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo O momento em que Taylor Swift é vaiada em pleno Super Bowl Poupar na eletricidade? Estes dois eletrodomésticos podem estar a pesar na tua fatura! Sabrina Carpenter confirma lançamento especial para o Dia dos Namorados Homem foge de loja em Lisboa depois de ter roubado artigos e é atropelado por taxista Bryan Adams fotografou João Pedro Pais. Vê aqui a foto de Bryan para o novo single "A Nossa Hora"