Histórico! Árbitra portuguesa vai apitar um jogo profissional masculino pela primeira vez

Catarina Campos vai escrever um novo capítulo no futebol português

Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves


O futebol português está prestes a assistir a um momento histórico: Catarina Campos vai tornar-se a primeira mulher a arbitrar um jogo nas competições profissionais masculinas. O duelo entre Paços de Ferreira e Feirense no Estádio Capital do Móvel, marcado para sábado às 14h00, será o palco desta estreia, segundo o jornal "A Bola".


Com 39 anos e um grande percurso na arbitragem, Catarina Campos já detém o estatuto de árbitra de Elite da FIFA há um ano e meio e conta com várias experiências em jogos internacionais, incluindo na UEFA Youth League.


Ao lado de Catarina estarão Andreia Sousa e Vanessa Gomes como assistentes e Cristina Amaral como quarta árbitra. No videoárbitro (VAR), Rui Costa e Nuno Manso assumem as rédeas tecnológicas da partida.


Antes de Catarina, outras mulheres já tinham deixado a sua marca na arbitragem portuguesa. Andreia Sousa, por exemplo, foi a primeira assistente feminina a integrar uma ficha de jogo da Primeira Liga, em agosto de 2023, quando o Rio Ave venceu o Desportivo de Chaves por 2-0.




A RFM perto de ti