Ilha da Madeira é palco de fenómeno raro e as imagens são impressionantes
Três enigmáticos rasgos de luz vermelha brilharam nos céus e foram registados por um fotógrafo madeirense
O fotógrafo madeirense Diogo Gualter estava simplesmente a filmar os relâmpagos no horizonte quando, de repente, o espetáculo aconteceu. Três intensos rasgos de luz vermelha cortaram o céu escuro da ilha da Madeira.
Segundo a "Smithsonian Magazine", aqui citada pela "SIC Notícias", os sprites são relâmpagos que surgem na alta atmosfera, quase como fogos de artifício celestiais. Mas são tão rápidos - duram cerca de 10 milissegundos - e aparecem tão alto que, durante muito tempo, foram considerados um mito.
Só em 1989, foram finalmente fotografados por um piloto. Desde então, os cientistas têm tentado captá-los para estudar melhor o seu comportamento.
A NASA, aliás, está tão interessada neste fenómeno que lançou o projeto "Spritacular", que convida fotógrafos do mundo inteiro a partilhar imagens destes acontecimentos raros. Desta vez, foi na Madeira que se conseguiu registar este fenómeno inédito.
(Imagens: Facebook)
Mais como esta
Histórico! Árbitra portuguesa vai apitar um jogo profissional masculino pela primeira vez Passageiro surpresa! Gato infiltra-se num avião e atrasa voo por dois dias Há um palhaço que faz as crianças de Gaza sorrirem no meio do caos Vídeo de tromba de água no Algarve torna-se viral nas redes sociais Jovem português conquista prémio de "Cozinheiro de Ouro da Suíça" Tudo o que precisas de saber sobre o novo IRS Jovem Cães resgatados vão ajudar doentes com diabetes em Portugal Barragem que Governo planeava há 7 anos foi construída em 48 horas por uma família de castores Lisboa vai dizer adeus aos tuk-tuk em mais de 300 ruas da capital
Subscreve a newsletter RFM aqui!