Marlene Vieira faz história com estrela Michelin (e Ljubomir Stanisic perde a dele)

Foi uma noite de surpresas no mundo da gastronomia portuguesa! Marlene Vieira tornou-se a primeira mulher em 30 anos a conquistar uma estrela Michelin, enquanto Ljubomir teve de se despedir da sua

Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves


A gala do Guia Michelin português teve lugar na passada terça-feira, dia 25 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e revelou oito novos restaurantes premiados. O destaque foi para o "Marlene", o restaurante de Marlene Vieira em Lisboa, que conquistou a sua primeira estrela, tornando-se a primeira mulher em 30 anos a alcançar este feito inédito.


"É indescritível o orgulho e felicidade que sentimos desta enorme conquista, apenas possível devido ao excelente trabalho de uma maravilhosa equipa. Muito obrigado a todos eles, aos que nos acompanham diariamente, e ao Michelin Guide pela distinção. Continuaremos a trabalhar para alcançar nada mais que a excelência", pode ler-se na publicação divulgada nas redes sociais do restaurante.


Ljubomir Stanisic, por outro lado, teve um final de noite menos feliz. O restaurante "100 Maneiras", que tinha sido distinguido em 2020, perdeu a sua estrela. O chef não esteve presente no evento e a razão tornou-se clara logo após a divulgação da lista.


A noite também trouxe boas notícias para outros chefs: o japonês "YŌSO", de Habner Gomes, o "Vinha", de Jonathan Seiller e Henrique Sá Pessoa, o "Palatial", de Rui Filipe, o "Grenache", de Philippe Gelfi, e o "Arkhe", de João Ricardo Alves, foram alguns dos restaurantes a receber a tão cobiçada estrela.


No total, Alentejo, Algarve e Madeira destacaram-se com 13 distinções, reforçando o estatuto de Portugal como um destino gastronómico de excelência.



(Imagem: Instagram)




A RFM perto de ti