Agora vais precisar de uma licença para correr (e a medida já tem data para entrar em vigor)
Gostas de participar em provas por todo o país? Prepara-te para uma nova regra: será obrigatório adquirires uma licença para competires em qualquer evento oficial
Agora há um novo requisito para aqueles que adoram correr e não perdem uma prova: uma licença obrigatória para participar em qualquer corrida nacional.
A decisão foi divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) no sábado, 22 de março, em Angra do Heroísmo, nos Açores, e entra em vigor já na temporada desportiva 2025/2026, segundo o jornal "O Jogo".
Todos os atletas não federados terão de obter uma licença para competir. Esta licença terá um custo diário de 3 euros para atletas ou organizações com seguro e 4 euros para quem não o tenha. Para quem prefere evitar pagamentos recorrentes, haverá também a opção de uma licença anual de 35 euros, que inclui seguro durante todo o ano.
Será lançada uma plataforma digital para facilitar a compra da licença. Se és um corredor ocasional, podes optar pela licença diária, mas se participas regularmente, a licença anual será a mais indicada para ti.
A novidade já está a gerar reações entre organizadores de provas. Carlos Móia, responsável pela Maratona e Meia Maratona de Lisboa, criticou o facto da decisão ter sido tomada sem consulta prévia dos organizadores. Já Domingos Castro, presidente da FPA, afirmou ao jornal que o objetivo da medida é garantir que todas as provas sejam legalizadas e que os atletas tenham seguro.
Apesar das diferentes opiniões, a verdade é que a medida já foi aprovada e será uma realidade a curto prazo.
Mais como esta
Piloto esquece-se do passaporte e avião dá meia volta após duas horas de voo Esta é a receita dos japoneses para conseguir uma omelete perfeita (andamos todos a fazer de forma errada) PSP alerta pais para o significado oculto dos emojis! Sabe aqui quais Funcionária despedida por excesso de scroll nas redes sociais durante o horário de trabalho Imagens da espiral de luz nos céus de Portugal tornam-se virais Esta cidade espanhola está à procura de trabalhadores e tem para oferecer casas a 300 euros por mês Cristiano Ronaldo recebeu distinção do Guinness World Records em Alvalade Lisboa vai abater jacarandás para criar parque de estacionamento Manuel Luís Goucha oferece curso a jovem pianista
Subscreve a newsletter RFM aqui!