Como salvar um prato que ficou demasiado salgado? Estas dicas preciosas vão ajudar-te

Há formas de salvar pratos que já tinhas dado como perdidos: desde demasiado salgados, demasiado picantes a molhos muito líquidos. É possível recuperar tudo sem deitar nada ao lixo

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Todos já passámos por isto: segues uma receita com a confiança de um chef Michelin e, no final, parece que preparaste um castigo alimentar. Mas antes de correres para o takeaway (e fingires que sempre foi essa a ideia), e desperdiçares comida, fica a saber que há soluções para quase tudo! A criadora de conteúdos Nini revelou truques infalíveis para salvar pratos que pareciam irremediáveis.

Demasiado salgado? Nada de chorar! Atira lá para dentro uma batata crua - ela vai absorver parte do sal. Se for carne, podes equilibrar o sabor com iogurte natural ou até umas fatias de maçã.

Ficou picante ao ponto de derreter papilas gustativas? Acalma as chamas com leite de coco, natas ou iogurte. Uma colherzinha de açúcar ou mel também ajuda a domar o fogo.

Carne seca e dura? Desfia e envolve-a num molho saboroso. Ou então cozinha-a mais tempo e em lume brando com algum líquido - um bom guisado ou estufado faz milagres!

Molho demasiado líquido? Junta pão ralado, puré instantâneo ou dissolve amido de milho em água fria e mistura devagarinho. A magia acontece!

Arroz empapado? Nada está perdido! Espalha-o num tabuleiro e coloca-o um bocadinho no forno para secar. Fica quase como novo!

Bolo que não cresceu e ainda por cima ficou seco? Finge que era intencional e transforma-o num bolo de camadas, com chantilly, fruta ou compota. Ou corta-o em cubos e passa por chocolate derretido - assim ninguém resiste!

Moral da história? O teu jantar ainda tem salvação e o teu ego culinário também!




A RFM perto de ti