Estás sempre a interromper os outros? Eis o que a psicologia tem a dizer

Sabes aquela pessoa que, mal abres a boca, já está a cortar-te a palavra? Ou será que essa pessoa és tu? A ciência tem explicações surpreendentes (e nem todas são más)

RFM
RFM


Se és daquelas pessoas que não conseguem esperar que o outro acabe uma frase para largar uma ideia brilhante, então este texto é para ti. A psicóloga Isabel Reoyo, citada na CuídatePlus, ajuda-nos a entender o que pode estar por detrás deste hábito tão comum e tantas vezes mal interpretado.


1. Pode ser apenas entusiasmo em participar

Estás numa conversa super interessante e, de repente, uma ideia surge na tua mente como um raio. Queres tanto partilhá-la que, sem pensar, ZÁS - interrompes. Acontece, certo? Essa urgência em falar pode ser apenas uma vontade sincera de participar ativamente. Não é arrogância, nem falta de respeito - é entusiasmo.

2. Impulsividade

Agora, se isso te acontece em todas as conversas, talvez haja aí um problema de impulsividade. Algumas pessoas têm dificuldade em segurar o pensamento até ser a sua vez de falar.

3. Ansiedade

Estás em stress, tens mil coisas na cabeça e ainda tens de te destacar na conversa? Pois é, dá nisto: ansiedade a mil, mente a mil e, de repente, estás a atropelar o discurso da tua amiga só porque tens medo de esquecer o que ias dizer.

4. És extrovertido

As pessoas muito extrovertidas também costumam interromper mais, mas atenção: não é por mal. Elas veem a conversa como um jogo, onde todos falam ao mesmo tempo, interrompem e continuam como se nada fosse.


Por isso, se tens amigos assim, lembra-te: eles não estão a tentar calar-te, só não conseguem conter a vontade de fazer parte da conversa.


Interromper pode parecer rude, mas nem sempre é sinal de má educação. Pode ser uma combinação de entusiasmo, impulsividade, ansiedade ou simplesmente uma personalidade extrovertida a tentar acompanhar o ritmo.




A RFM perto de ti