Neve volta a pintar a Serra da Estrela de branco e encerra acessos à Torre

A neve caiu em força na manhã desta terça-feira e os acessos à Torre na Serra da Estrela já estão cortados

Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves


A Serra da Estrela acordou coberta por um manto branco esta terça-feira, 15 de abril, e, como já é habitual, os acessos à Torre tiveram de ser cortados por questões de segurança.


Os troços da Estrada Nacional 339, entre os Piornos (Covilhã) e a Portela do Arão (Seia), estão temporariamente encerrados. A queda de neve no maciço central voltou a transformar a paisagem e o cenário já se tornou viral nas redes sociais.


Para além da Serra da Estrela, outras regiões também acordaram com um manto branco de neve a cobrir a paisagem, como a Serra da Cabreira, Castro Laboreiro, Montalegre, Guarda, Serra do Montemuro, Parque Nacional da Peneda-Gerês, Arcos de Valdevez e Cabeceiras de Basto.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha alertado para este regresso fora de época, segundo a "SIC Notícias". Esta terça-feira, há possibilidade de queda de neve acima dos 1.000/1.200 metros, com a cota a baixar temporariamente para os 800/1.000 metros no extremo Norte do país.


Esta semana da Páscoa será marcada por chuva, vento e uma descida acentuada das temperaturas. Portanto, se vais para zonas mais altas, é importante redobrar os cuidados - e talvez ter um bom chocolate quente à mão!




A RFM perto de ti