As sobremesas que não deves pedir em restaurantes, segundo um chef

Espreita esta lista de sobremesas a evitar, antes de ires a um restaurante

Jéssica Santos
Jéssica Santos


És dos que vai almoçar ou jantar fora já a pensar na sobremesa? Para ti, o que dita se um restaurante é bom ou mau é a carta de sobremesas? Então este texto é mesmo para ti.


Segundo o chef Nicholas Lomba, do Bar Lumière, citado pelo site "Eat this not that", estas são as sobremesas que não deves pedir em restaurantes, sobretudo aqueles que pertencem a uma cadeia.


"Molten lava cake" ou o famoso "Petit Gâteau"

Aquela delícia que promete um coração de chocolate derretido e um momento de êxtase... é muitas vezes só uma bomba congelada, pronta a ser enfiada no micro-ondas e esperançosa de não sair seca como o deserto do Saara. Aquela "lava" que escorre? Na verdade, é mais "suspense" do que espetáculo. Às vezes é só massa mal cozida com um toque de xarope enfiado à pressa no meio.

Taça de gelado cheia de toppings

E se achas que estás a jogar pelo seguro com um gelado, pensa outra vez. Três bolas de gelado de supermercado, chantilly de spray e uma cereja que já viu melhores dias. Por metade do preço fazes igual (ou melhor!) em casa, de pijama, sem esperar 20 minutos pelo menu.



Fatias de bolo

"Sempre que vejo este tipo de bolo, noto sempre que está seco. Assim, evito pedir bolos em fatias em restaurantes", começa por dizer o chef. Muitas vezes, os bolos são cortados horas antes e colocados no frigorífico, o que acaba por os deixar secos.

O chef avisa: se vais pecar, que seja com algo que vale mesmo a pena. Procura o cheesecake artesanal, o doce da casa que só a avó da cozinheira sabe fazer, ou aquele crumble de maçã servido a fumegar, com uma bola de gelado a escorregar lentamente por cima.

Ou então... volta ao salgado e pede batatas fritas. Nunca desiludem.




A RFM perto de ti