Se acordaste hoje mal disposto e a achar que o mundo está contra ti, deixa-nos dizer-te que não és o único e há toda uma razão para isso: hoje é o dia mais triste do ano.
A terceira segunda-feira de janeiro ganhou a reputação de ser o dia mais triste do ano, a famosa "Blue Monday", por causa do psicólogo Cliff Arnall que, em 2004, decidiu calcular qual era o dia mais triste do ano. Ora, o frio, as dívidas acumuladas do Natal, as resoluções de Ano Novo já esquecidas e a falta de motivação são alguns dos fatores explosivos que fazem de hoje o dia mais triste do ano.
A ideia, na verdade, nasceu de um desafio feito por uma agência de viagens, a Sky Travel, que queria identificar o melhor dia para as pessoas marcarem as férias de verão, para assim promoverem os seus destinos de verão. Nada como uma viagem para mudar o mood de qualquer dia.
Arnall sugeriu que a terceira segunda-feira de janeiro reunia todas as condições para ser um marco de melancolia. No entanto, não demorou para que ele mesmo admitisse que a "fórmula" era mais marketing do que ciência, considerando-a uma pseudociência. Apesar disso, o conceito pegou. A "Blue Monday" passou a ser uma grande estratégia de marketing para as marcas, tanto para campanhas publicitárias como para promoções. Rapidamente, a Blue Monday transformou-se numa espécie de Black Friday emocional, onde a tristeza vira gancho de vendas.