Com as temperaturas mais altas do que o esperado, a aldeia turística de Chengdu, na China, viu-se num dilema: sem neve natural, como é que ia conseguir manter os visitantes interessados? Pois é, alguém teve a brilhante ideia de criar a ilusão perfeita, ao cobrir o local com algodão e água com sabão para simular o efeito de neve fofa.
As fotografias promocionais vendiam um destino digno de um postal, mas assim que os turistas chegaram, perceberam a farsa. E, claro, as redes sociais não perdoaram. Os visitantes rapidamente divulgaram imagens de montes de algodão espalhados pelo chão e até nos telhados das cabanas.
A winter resort in China took "fake it till you make it" to a whole new level—coating its grounds with cotton wool and polymer powder to simulate snow amid unusually warm weather.
— Aprajita Nefes 🦋 Ancient Believer (@aprajitanefes) February 21, 2025
After visitors caught on and complaints piled up, the management admitted to the deception, pic.twitter.com/FDSpTzu4cE
Depois da farsa ser desmascarada, os responsáveis pela aldeia emitiram um pedido oficial de desculpas, prometeram reembolsos e tentaram explicar que esta era uma prática comum enquanto esperavam pela neve verdadeira.
"Pedimos desculpa pelo incómodo e pela desilusão causados. Os visitantes receberão o reembolso dos seus bilhetes", escreveu a atração turística nas redes sociais, segundo a "CNN".
A indignação foi tanta que a aldeia acabou por ser encerrada e agora está sob investigação por publicidade enganosa.
China’s tourism industry is really outdoing itself with its creativity!
— Ava Olivia (@AvaOlivia27) February 18, 2025
Welcome to ‘Snow Village’ in Chengdu- where snow is made of cotton balls, the ground is white sand, and the fake waterfalls flow… with imagination.1/2 @MM81792127@GundamNorthrop@SolomonYue pic.twitter.com/2fZr2ORrLl