No dia 1 de abril, várias ilhas dos Açores acordaram com um cenário invulgar: estradas cobertas por uma camada branca de granizo. Diversos vídeos e imagens invadiram as redes sociais e encantaram milhares de pessoas.


Entre as ilhas mais afetadas destacam-se a Terceira, o Faial e São Miguel, onde a queda de granizo foi particularmente intensa. Os termómetros registaram temperaturas muito abaixo do habitual para esta época do ano, segundo o "Notícias ao Minuto", e os residentes foram surpreendidos pelo inverno, em pleno mês de abril.


Já na Madeira, o cenário não foi muito diferente: a queda de granizo e neve nas regiões montanhosas levou ao encerramento de estradas e percursos pedestres. O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza determinou o fecho de trilhos como a Vereda do Areeiro e a Vereda do Pico Ruivo, por razões de segurança. Além disso, várias estradas ficaram intransitáveis, incluindo a via que liga a Eira do Serrado ao Pico do Areeiro.


Apesar do desconforto causado pelo frio e pelos condicionamentos no trânsito, o espetáculo proporcionado pela natureza não deixa de ser deslumbrante.


A partir de amanhã, a depressão Nuria chega a Portugal continental, Madeira e Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h. Evita deslocações desnecessárias e afasta-te das zonas costeiras.