Em Villasanta, no norte de Itália, o passatempo favorito de muitos senhores reformados ganhou finalmente o reconhecimento oficial que merecia: "fiscalizar" obras com as mãos atrás das costas virou... profissão cívica.

Sim, leste bem. Segundo a EuroNews, a vila italiana elegeu oito homens de idade respeitável, com formação técnica e diplomas no bolso, para vigiarem tudo: desde obras públicas a passeios mal tratados, passando por relvados negligenciados e bancos de jardim a precisar de uma pequena renovação.

Chamam-se "umarells", um termo carinhoso em dialeto emiliano que se traduz, mais ou menos, para "senhorzinho que sabe de tudo e está sempre a ver se aquilo está bem feito". Agora são voluntários municipais com seguro e tudo, e a sua primeira missão é observar o trânsito e ajudar no novo plano de mobilidade urbana. Com este currículo, quem sabe se não acabam no LinkedIn?

Em 2017, Bolonha deu o nome de "Piazzetta degli Umarells" a uma das suas praças e um calendário com fotos de "umarells" em ação tornou-se um souvenir popular na cidade do norte de Itália.


Afinal, todos temos algo a aprender com quem já viu muito, sabe do que fala… e continua de olho em tudo, mesmo na reforma.