Se os japoneses comem arroz três vezes ao dia, como é que são magros?
Quando pensas num japonês, imaginas alguém esguio, certo? Como é que isso é possível se comem arroz várias vezes ao dia? Há um motivo simples
Quando pensas num japonês, o que é que te vem à cabeça? Uma pessoa magra, certo?
Agora, já paraste para pensar: "Como é que eles são tão magros se comem tanto arroz?". É uma pergunta pertinente e que tem uma (ou várias) razão. Enquanto nós, aqui no Ocidente, comemos um prato de arroz e já sentimos o botão das calças a gritar por socorro, eles comem arroz em quase todas as refeições e permanecem esguios. Mas a verdade é que o segredo dos japoneses vai muito além do arroz — está em como eles encaram a comida, o movimento e até o simples ato de se sentarem.
Aliás, há uma prática japonesa, Hara hachi bu, que significa comer até ficar 80% cheio. Aquela sensação de sair de um jantar cheio, ao ponto de ficar mal disposto, é algo que os japoneses não sabem o que é.
Mas não é só na mesa que os japoneses se destacam. Eles têm um estilo de vida que faz qualquer personal trainer chorar de emoção. No Japão, andar de bicicleta ou caminhar não é apenas uma atividade física, é uma parte natural do dia a dia. Ir de carro para todo lado? Esquece. Eles pedalam, caminham, sobem escadas e, no processo, queimam as calorias daquele arroz, com uma eficiência invejável.
E até o simples ato de sentar é um exercício. Nas casas mais tradicionais, não há cadeiras ou sofás. Eles sentam-se no chão, no tatami, com as costas retas. Parece inofensivo, mas experimenta passar 15 minutos nessa posição e vais perceber que sentar no tatami é basicamente um treino de core disfarçado de tradição cultural.