Estes eletrodomésticos podem estar cheios de bactérias (e nem imaginas quais são)

Especialista alerta para os três eletrodomésticos onde as bactérias mais se escondem

RFM
RFM


Sabias que alguns eletrodomésticos são autênticos refúgios para bactérias? O calor, a humidade e os resíduos de alimentos criam o ambiente perfeito para a sua proliferação.


Segundo José Juan Rodríguez, membro do conselho da Sociedade Espanhola de Segurança e Qualidade Alimentar (SESAL), citado pelo "Huffpost", há três campeões na acumulação de microrganismos:


  • Máquina de lavar roupa

Sim, a tua máquina de lavar roupa é um verdadeiro ambiente propício para bactérias! A humidade acumulada na borracha da porta favorece o crescimento de bactérias associadas a infeções no trato urinário e genital. Como podes evitar? Deixa a porta aberta depois de cada lavagem para ventilar e limpa a borracha com desinfetante pelo menos uma vez por mês.


  • Máquina de lavar louça: quente, mas nem por isso segura

Mesmo com as temperaturas elevadas, a máquina de lavar louça não escapa às bactérias! A vedação da porta pode abrigar fungos, resistentes aos desinfetantes e capazes de causar infeções respiratórias. O especialista sugere que, após cada ciclo, é bom secar a vedação da porta e fazer uma limpeza profunda mensalmente.


  • Frigorífico: um íman de microrganismos

Com alimentos de diferentes tipos armazenados juntos, o frigorífico torna-se um dos maiores focos de bactérias, que podem provocar intoxicações alimentares graves. O gelo acumulado e a humidade também ajudam a espalhar bactérias que aceleram o apodrecimento dos alimentos. Por estes motivos, é essencial limpares regularmente o interior do teu frigorífico. Aqui tens ótimas sugestões para o fazeres da melhor forma!


Agora que já sabes onde as bactérias gostam de se esconder, vale a pena dar uma atenção extra à limpeza da tua cozinha!




A RFM perto de ti