Já podes renovar o teu cartão de cidadão a partir do telemóvel! Como? Sabe tudo aqui
Adeus filas, senhas e visitas à Loja do Cidadão! Se tens mais de 25 anos e o teu cartão está a caducar, este texto é para ti!
É oficial: já podes tratar da renovação do teu cartão de cidadão sem saíres do sofá. A novidade foi anunciada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), citada pelo jornal ECO. Através da aplicação do Governo, todo o processo pode ser feito online, sem papelada e sem filas na Loja do Cidadão.
O que precisas de saber?
Primeiro: sim, há alguns requisitos. Esta nova possibilidade destina-se a cidadãos portugueses com 25 anos ou mais, cujo cartão de cidadão tenha uma validade de 5 anos. A renovação digital está disponível em situações de caducidade, perda, furto, roubo ou danos no documento e pode ser pedida até seis meses antes da data de validade, ou até 30 dias depois, no caso de cartões expirados.
Como se faz?
- Instala a aplicação gov.pt.
- Acede à secção "Cartão de Cidadão".
- Escolhe a opção "Renovar Cartão de Cidadão".
- Segue os passos e voilá!
Mas há mais! Queres sair de casa sem aquele volume de cartões, mas ainda assim ter tudo o que precisas à distância de um toque? A aplicação permite que os teus documentos, como o cartão de cidadão e a carta de condução, estejam disponíveis de forma segura e legal no teu telemóvel. No total, são já 22 documentos de identificação disponíveis num único espaço digital.
Mais como esta
É este o elenco do Estoril Open e Nuno Borges está na lista Estava só a arrumar a casa da mãe e... encontrou uma raspadinha com mais de 40 mil euros Sabes qual é o país com o salário mínimo mais alto da União Europeia? Bombeiros de Ponte de Lima salvam cão que caiu numa mina com 50 metros Recebeste uma mensagem do SNS? Atenção, pode ser fraude! O truque britânico para deixares os espelhos a brilhar (sem gastar uma fortuna) Especialistas indicam quanto tempo deves arejar a casa para prevenir o bolor e a humidade Como podes apagar o novo círculo azul do WhatsApp? Descobre aqui! Há cada vez mais queixas por falso arrendamento! Não te deixes enganar e segue estas dicas da PSP
Subscreve a newsletter RFM aqui!