Se estavas à espera de uma semana calma, temos más notícias: a chuva veio para ficar e traz companhia - trovoada, vento forte e agitação marítima. Depois de um fim-de-semana marcado pelo frio intenso, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixa seis distritos do Norte e os Açores em alerta amarelo, de acordo com a agência Lusa.


Na quarta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 18h00, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão enfrentar aguaceiros fortes e trovoada. O aviso mantém-se até às 03h00 de quinta-feira, por isso já sabes: o guarda-chuva vai ser o teu melhor amigo e as estradas pedem cuidado redobrado.


Nos Açores, o cenário é semelhante. Nas ilhas do grupo ocidental, Flores e Corvo, há previsões de precipitação forte, vento intenso e ondas agitadas. O aviso amarelo prolonga-se até às 23h00 locais desta terça-feira.


No grupo central, que inclui as ilhas Terceira, Faial, Graciosa, São Jorge e Pico, o alerta de agitação marítima começa às 17h00 e mantém-se até às 05h00 de quarta-feira, juntamente com o aviso de vento intenso entre as 20h00 e as 06h00. Se estiveres por lá, fica atento e evita atividades ao ar livre ou junto ao mar.


E o que significa aviso amarelo? Nada de pânico, mas também nada de descuidos! O aviso amarelo é o nível mais baixo da escala, mas indica que as condições meteorológicas podem afetar atividades do dia a dia. Resumindo: conduz com cuidado, afasta-te de zonas costeiras e, se puderes, troca as atividades ao ar livre por uma sessão de sofá e manta.


Se moras numa das zonas afetadas ou tens planos por lá, fica atento ao tempo, veste um casaco à prova de tudo e leva calçado que aguente a aventura - não há nada pior do que pés molhados! E claro, acompanha as atualizações para não seres apanhado de surpresa.