É provável que já tenhas lido ou ouvido a frase: "Leiria não existe". E se nunca ouviste falar disso... bem, agora já não se pode dizer o mesmo. Mas como é que uma cidade portuguesa se transformou num dos maiores fenómenos da internet?


De acordo com o site "Visite Leiria", a piada começou a ganhar força em 2020, quando um utilizador do "Reddit" publicou um vídeo onde Leiria simplesmente desaparecia do mapa. A ideia rapidamente ganhou força nas redes sociais, onde surgiram memes sobre como Leiria era uma cidade-fantasma.


Em 2021, o jogo "Euro Truck Simulator 2" lançou um novo mapa ibérico. Os jogadores podiam conduzir pelas estradas de Portugal, mas havia um detalhe estranho: por mais que tentassem, nunca conseguiam sair da A1 para entrar em Leiria. A cidade não fazia parte do novo mapa, o que só veio reforçar a teoria. Se nem um simulador de estradas a reconhecia, então será que Leiria existia mesmo?


Durante a pandemia da Covid-19, com muitas pessoas fechadas em casa e a passar mais tempo online, a piada só cresceu. Criaram-se páginas nas redes sociais dedicadas ao tema e surgiram hashtags como "#LeiriaNãoExiste".


Em 2023, o mito saltou do mundo digital para a música. A cantora Inês Apenas, natural de Leiria, e que participou no Festival da Canção esse ano, divulgou uma música chamada "Leiria não existe".


Mas a ideia de negar a existência de uma cidade não é nova. Outros países já passaram pelo mesmo fenómeno: Na Alemanha, desde 1994 que circula um rumor de que a cidade Bielefeld é uma invenção do governo. Nos Estados Unidos, há quem jure que Wyoming é uma ilusão e que ninguém conhece realmente alguém de lá. Em Portugal, a escolhida para este desaparecimento foi Leiria.


No final das contas, Leiria agradece a publicidade gratuita. Afinal, uma cidade que "não existe" nunca foi tão falada.