O cinema brasileiro alcançou um feito inédito na 97.ª edição dos Óscares, que aconteceu na madrugada deste domingo, no Dolby Theatre, em Hollywood.


O grande destaque da noite foi para o filme "Anora", de Sean Baker, que levou para casa cinco estatuetas, incluindo "Melhor Filme" e "Melhor Realizador". O prémio de "Melhor Atriz" foi para Mikey Madison, de 25 anos, pela sua atuação no filme "Anora" - uma das surpresas da noite!


Pela primeira vez, a Academia de Hollywood reconheceu o talento do Brasil com o prémio de "Melhor Filme Internacional", atribuído ao comovente "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles.


Ao receber o Óscar, o cineasta não conseguiu esconder a emoção: "Obrigado em nome do cinema brasileiro". Walter Salles fez questão de prestar homenagem a Eunice Paiva, a mulher cuja história de coragem e resiliência inspirou o filme, e também às atrizes que a representaram no ecrã, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.


@tvbrasil OSCAR 2025 | Emocionante! 🥹✨ Walter Salles discursa ao receber o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar, celebrando o cinema brasileiro, a trajetória de Eunice Paiva e o talento de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. 👏👏👏🇧🇷🏆 #Oscar #Oscars #Cinema #AindaEstouAqui ♬ som original - TV Brasil


Esta vitória chegou após Fernanda Torres já ter conquistado o Globo de Ouro 2025 como "Melhor Atriz em Filme Dramático". Um duplo marco para o cinema brasileiro, que finalmente pode celebrar o seu lugar no palco da indústria cinematográfica mundial.


Apesar de não conquistar o Óscar de "Melhor Atriz", Fernanda Torres já reagiu à grande noite: "Ainda Estamos Aqui Comemorando!", escreveu a atriz na sua conta de Instagram. Na fotografia, Fernanda Torres aparece ao lado do realizador Walter Salles, com o Óscar nas mãos.



Fernanda Torres ainda divulgou outra imagem do cartão com o nome do filme "Ainda Estou Aqui" como vencedor do Óscar de "Melhor Filme Internacional", acompanhada da legenda: "Nós vamos sorrir. Sorriam!".



Muitos foram os momentos que deliciaram a noite dos Óscares 2025, entre eles a performance das protagonistas de "Wicked", Ariana Grande e Cynthia Erivo, que se juntaram no palco para cantar "Defying Gravity".


"Wicked" chegou aos cinemas com a RFM e, no dia 5 de janeiro, em Hollywood, conquistou o Globo de Ouro de "Melhor Filme por Mérito Cinematográfico".



Eis a lista completa de vencedores dos Óscares 2025:

Melhor Filme:

"Anora"


Melhor Direção:

Sean Baker, "Anora"


Melhor Atriz:

Mikey Madison, "Anora"



Melhor Ator:

Adrien Brody, "O Brutalista"


Melhor Atriz Coadjuvante:

Zoe Saldaña, "Emilia Pérez"


Melhor Ator Coadjuvante:

Kieran Culkin, "A Verdadeira Dor"


Melhor Filme Internacional:

"Ainda Estou Aqui"


Melhor Animação:

"Divertida Mente 2"


Melhor Curta-Metragem de Animação:

"Wander to Wonder"


Melhor Figurino:

"Wicked"


Melhor Roteiro Original:

"Anora"


Melhor Roteiro Adaptado:

"A Complete Unknown"


Melhor Maquiagem e Penteados:

"Um Homem Diferente"


Melhor Edição:

"Anora"


Melhor Design de Produção:

"O Brutalista"


Melhor Canção Original:

"El Mal", "Emilia Pérez"


Melhor Documentário de Curta-Metragem:

"A Única Mulher na Orquestra"


Melhor Documentário:

"No Other Land"


Melhor Som:

"Duna: Parte II"


Melhores Efeitos Visuais:

"Duna: Parte II"


Melhor Curta-Metragem:

"The Man Who Could Not Remain Silent"


Melhor Fotografia:

"O Brutalista"


Melhor Trilha Sonora:

"Emilia Pérez"