O telemóvel toca. Do outro lado da linha, uma voz claramente produzida pela inteligência artificial. Às vezes, pedem dados, códigos ou até que transfiras dinheiro. Se já passaste por algo parecido, fica a saber que estiveste perto de uma burla telefónica.
Os criminosos usam técnicas cada vez mais convincentes para enganar as vítimas e obter informações sensíveis. A "Eupago", especialista em soluções de pagamento seguras, reuniu as cinco estratégias mais eficazes para escapar a estes esquemas, segundo a "Forever Young".
1. Ignora as chamadas de números desconhecidos
Se não reconheceres o número, o melhor é deixares tocar. Se for importante, a entidade encontrará outra forma para falar contigo, seja por e-mail ou SMS oficial. Muitas burlas começam com um simples "bom dia" e basta responderes para que os criminosos percebam que estás disponível para ouvir o que têm para dizer.
2. Desconfia sempre de pedidos urgentes
Nenhum banco, seguradora ou entidade oficial vai pedir dados pessoais por telefone. Se alguém te disser que precisa do teu código de acesso, número do cartão ou credenciais bancárias, desliga de imediato e liga diretamente para o serviço oficial da instituição.
3. Histórias alarmantes? Respira fundo e pensa duas vezes
Os burlões apostam no fator surpresa para impedir que raciocines com clareza. Frases como "A tua conta foi invadida!", "O teu cartão será cancelado!" ou "Tens uma dívida urgente para pagar!" são criadas para te fazer agir por impulso. Antes de cederes ao pânico, para e questiona: isto faz sentido?
4. Ativa alertas de segurança do teu banco
A maioria dos bancos tem sistemas de notificação para alertar sobre movimentações suspeitas. Configura o teu serviço bancário para receberes notificações automáticas por SMS ou e-mail sempre que houver uma tentativa de login ou uma transação incomum. Assim, estarás um passo à frente dos burlões.
5. Fala sobre o tema e protege quem está à tua volta
Os criminosos preferem atacar quem está menos informado, como idosos ou pessoas menos habituadas a tecnologia. Explica a amigos e familiares como funcionam estas burlas e o que devem fazer caso recebam chamadas suspeitas.
Se alguma vez suspeitares que estás perante uma tentativa de burla, desliga, contacta a entidade através dos canais oficiais e, se necessário, reporta o caso às autoridades.