É oficial: o conclave que vai eleger o próximo Papa começa já no dia 7 de maio, no mais absoluto segredo, segundo a "SIC Notícias". A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, dia 28 de abril.


Depois de um fim-de-semana marcado por homenagens emocionantes a Francisco, os cardeais estão prestes a reunir-se à porta fechada no Vaticano e a dar início ao processo que irá definir o futuro da Igreja Católica.


Como manda a tradição, o conclave será realizado na Capela Sistina, onde os cardeais vão votar até que o tão esperado fumo branco anuncie: "Habemus Papam!".


No passado domingo, dia 27 de abril, a Basílica de Santa Maria Maior abriu portas ao túmulo do Papa Francisco. Entre lágrimas e orações, a simplicidade do local surpreendeu todos os visitantes.



Tal como o próprio desejara em vida, o local que agora guarda o seu corpo é muito simples: um mármore discreto da Ligúria, gravado apenas com "Franciscus" - o seu nome em latim - e a cruz que costumava levar ao peito. Sem ostentação, fiel à humildade que marcou o seu pontificado.


No sábado, cerca de 500 mil fiéis e dezenas de líderes mundiais reuniram-se para o último adeus ao Papa que tocou corações pelo mundo inteiro.