Óscares 2025: "Anora" liderou a noite e Brasil conquistou o seu primeiro prémio com "Ainda estou Aqui"
A 97.ª edição dos Óscares foi uma noite de grandes surpresas e emoções! "Anora" levou para casa cinco prémios e, pela primeira vez, um filme brasileiro conquistou a cobiçada estatueta dourada
O cinema brasileiro alcançou um feito inédito na 97.ª edição dos Óscares, que aconteceu na madrugada deste domingo, no Dolby Theatre, em Hollywood.
O grande destaque da noite foi para o filme "Anora", de Sean Baker, que levou para casa cinco estatuetas, incluindo "Melhor Filme" e "Melhor Realizador". O prémio de "Melhor Atriz" foi para Mikey Madison, de 25 anos, pela sua atuação no filme "Anora" - uma das surpresas da noite!
Pela primeira vez, a Academia de Hollywood reconheceu o talento do Brasil com o prémio de "Melhor Filme Internacional", atribuído ao comovente "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles.
Esta vitória chegou após Fernanda Torres já ter conquistado o Globo de Ouro 2025 como "Melhor Atriz em Filme Dramático". Um duplo marco para o cinema brasileiro, que finalmente pode celebrar o seu lugar no palco da indústria cinematográfica mundial.
Apesar de não conquistar o Óscar de "Melhor Atriz", Fernanda Torres já reagiu à grande noite: "Ainda Estamos Aqui Comemorando!", escreveu a atriz na sua conta de Instagram. Na fotografia, Fernanda Torres aparece ao lado do realizador Walter Salles, com o Óscar nas mãos.
Fernanda Torres ainda divulgou outra imagem do cartão com o nome do filme "Ainda Estou Aqui" como vencedor do Óscar de "Melhor Filme Internacional", acompanhada da legenda: "Nós vamos sorrir. Sorriam!".
Muitos foram os momentos que deliciaram a noite dos Óscares 2025, entre eles a performance das protagonistas de "Wicked", Ariana Grande e Cynthia Erivo, que se juntaram no palco para cantar "Defying Gravity".
Eis a lista completa de vencedores dos Óscares 2025:
Melhor Filme:
"Anora"
Melhor Direção:
Sean Baker, "Anora"
Melhor Atriz:
Mikey Madison, "Anora"
Melhor Ator:
Adrien Brody, "O Brutalista"
Melhor Atriz Coadjuvante:
Zoe Saldaña, "Emilia Pérez"
Melhor Ator Coadjuvante:
Kieran Culkin, "A Verdadeira Dor"
Melhor Filme Internacional:
"Ainda Estou Aqui"
Melhor Animação:
"Divertida Mente 2"
Melhor Curta-Metragem de Animação:
"Wander to Wonder"
Melhor Figurino:
"Wicked"
Melhor Roteiro Original:
"Anora"
Melhor Roteiro Adaptado:
"A Complete Unknown"
Melhor Maquiagem e Penteados:
"Um Homem Diferente"
Melhor Edição:
"Anora"
Melhor Design de Produção:
"O Brutalista"
Melhor Canção Original:
"El Mal", "Emilia Pérez"
Melhor Documentário de Curta-Metragem:
"A Única Mulher na Orquestra"
Melhor Documentário:
"No Other Land"
Melhor Som:
"Duna: Parte II"
Melhores Efeitos Visuais:
"Duna: Parte II"
Melhor Curta-Metragem:
"The Man Who Could Not Remain Silent"
Melhor Fotografia:
"O Brutalista"
Melhor Trilha Sonora:
"Emilia Pérez"
Com este truque, consegues saber se as calças te servem sem as vestires Adeus manchas! Esta dica caseira deixa as paredes como novas Turista mergulha na Fontana di Trevi e leva multa de 500 euros "Noite de 3 horas": o método que vai revolucionar a tua relação Este é o local ideal para conseguires manter o pão fresco por mais tempo Afinal, comer à noite engorda? Famílias de Braga doam milhões para criarem fundação para ajudar crianças e idosos Neve pinta o Parque Nacional da Peneda-Gerês de branco Plutónio, Dillaz e Capitão Fausto dominam as nomeações dos prémios PLAY