Um novo estudo, intitulado "Paris Syndrome Report", analisou mais de 97 mil avaliações online, tendo em conta o grau de satisfação de turistas em 100 das cidades mais visitadas do mundo, e revelou dados surpreendentes sobre os destinos mais e menos apreciados em 2025.


O nome do relatório inspira-se na chamada "Síndrome de Paris" - um fenómeno psicológico em que a realidade de um destino turístico fica aquém das expetativas criadas. Se antes era um exclusivo de Paris, hoje é uma realidade global: viajar é incrível, mas as expectativas continuam a ser difíceis de gerir.


As maiores desilusões turísticas

Segundo o estudo, o paraíso mexicano de Cancún foi considerado o destino mais dececionante do mundo. Cerca de 14,2% das críticas analisadas referem experiências negativas, com críticas apontadas aos preços elevados e à qualidade insuficiente das experiências turísticas.


Antalya, na Turquia (12,2%), e Punta Cana, na República Dominicana (11,9%), seguem-se na lista de desilusões, com críticas negativas acerca das praias cheias, fraco atendimento e más infraestruturas.


Outras cidades que registaram elevados níveis de insatisfação foram Pequim, Orlando, Bombaim, Honolulu, Johor Bahru, Quioto e Playa del Carmen. Entre as principais queixas dos turistas estão as barreiras linguísticas, a poluição, os preços excessivos, as longas filas e até problemas de saneamento básico.


Lisboa também não escapou à crítica: foi apontada como a cidade com pior relação qualidade-preço nas atrações turísticas.


Os destinos que surpreendem pela positiva

No lado oposto da lista, Guangzhou destacou-se com o menor índice de críticas negativas (apenas 0,8%). É oficialmente a maior surpresa pela positiva do ano.

Lima (Peru), Mascate (Omã), Sapporo (Japão) e Vilnius (Lituânia) também receberam elogios pela autenticidade e qualidade da experiência turística.

Entre os elogios mais frequentes, Istambul foi considerada a cidade mais "bonita", enquanto Dublin liderou como a mais "altamente recomendada". Roma, por sua vez, voltou a conquistar o título de destino com mais atrações "imperdíveis".